Escorpião

Período: 23/10 a 21/11
Virtudes: criatividade, determinação
Defeito": possessividade, ciúme
Pedras Preciosas: Principal, água-marinha; complementares, ametista e ágata.
Flores: Dália, ranúnculo e rosa.
Perfumes: Violeta, flor-de-laranjeira, tuberosa e aloés.
Cores: Vermelho e seus matizes, azul-marinho e creme.
Elemento: água
Regente: Plutão
Signo oposto: Touro
Palavra-chave: intensidade
Frase-chava: EU DESEJO

Segundo a classificação de Jung, as pessoas nascidas de 24 de outubro e 22 de novembro, do signo de Escorpião, são introvertidas, obstinadas e de boa percepção sensorial. Qualidade zodiacal fixa, elemento água, gênero Yin subjetivo,oposto psicológico Aquário. Regido por Marte, símbolo de combate, proporciona energia, agressividade e audácia. Escorpião tem perseverança, tenacidade e é signo procriativo, de grande fecundidade. O temperamento é ativo e ardente, às vezes impulsivo, com resistência física extraordinária, além da fortaleza de espírito capaz de suportar corajosamente todas as provações que venha enfrentar. Iniciada uma tarefa, não desiste nunca, chegará sempre no fim. Evolucionário, está sempre ocupado de aIgum conceito novo, mente cheia de invenções. Tenho vários amigos do signo de Escorpião: Antônio Jorge, Rogério de Paula,  Itamaury Teles, João Galo, Jacinto Teixeira, Nilo Sérgio, a escritora Amelina Chaves, a professora Cibele Veloso Milo.  E de outros tempos: Indira Gandhi, Neruh, Pablo Picasso.

É difícil enganar os nascidos Escorpião. A percepção é aguda, com belas faculdades intuitivas e vontade positiva, força intima, conjugada ao poder de resolução. Mas pouco compreendidos, porque se mostram furiosos quando irritados, muitas vezes chegando à aspereza e à mordacidade. Reservados, tendentes ao segredo e aos segredinhos, raramente adiantam uma opinião,embora sejam bons conversadores e de inteligência aguda e excelentes observadores de idéias e fatos.

São de apreciar o que há de bom na vida, pois a natureza é emocional, profunda e intensa, dedicados aos que amam. São também apaixonados, místicos, fazendo da expressão um escoadouro normal do que Ihes sai do coração, razão por que gostam ou odeiam sem limites. E como sabem descobrir com maestria o ponto fraco do adversário, tornam-se inimigos perigosos.

Fisicamente têm compleição robusta, feições pesadas ou angulosas, fortemente talhadas, nariz saliente. Em geral a pele é pálida, cabelos e olhos escuros, sobrancelhas espessas, os homens com pernas e braços com excessiva pilosidade. Têm vitalidade elétrica e crepitante na aparência, mesmo apresentando calma no comportamento. Os olhos são penetrantes, com intensidade hipnótica, chegando a desconcertar as pessoas, quando fitadas. Olham como se estivessem penetrando na aIma das pessoas, encantando-as, querendo dominá-las subjugá-las. A fala, aveludada ou áspera, é pausada, medida, simples mas sem exprimir modéstia.

Escorpião tem personalidade total, domínio próprio, consciente do que é e do que não é, pouco se incomodando com o que pensam dele. Insultos passarão distantes, os elogios não os moverão um milímetro sequer. Não precisa que Ihe digam sobre vícios ou virtudes. Eles sabem.  Ingênuos ? Nunca! Se pedir opinião a eles, prepare-se para ouvir a verdade nua e crua. Pediu, ganhou. Elogios que  partem de Escórpio, valem um tesouro, porque são  difíceis, sinceros. Antes de tudo, a verdade.

A antiga astrologia referia-se a eles como serpentes, Já que enfrentam corajosamente  qualquer coisa, desde a dor física e a pobreza, até o ridículo e o fracasso, tudo com orgulho e desdém. Ninguém é mais capaz de arriscar a vida pelos amigos do que um nativo de Escórpio. Busca conscientemente o desafio à sua força. Frio por fora, vulcânico por dentro. É capaz de fazer quase tudo o que quer, quando realmente quer, e não apenas sonha. Plutão, símbolo da fênix triunfante, transforma desejo em realidade, com força e cuidado. Como exemplos, pensem no que foram capazes de fazer Chiang-Kai-Check, De Gaule, Luther King, Indira Ghandi, MacArthur, Margareth Mead, Nehru, Picasso e Theodore Roosevelt.  Moveram o mundo até sem alavanca. Invencíveis. Gostavam de vencer? Não sei, mas tinham de vencer!

Escorpiões comprazem-se muito com o conforto, procurando sempre o que há de melhor. Orgulham-se de um bonito ambiente doméstico e são bons anfitriões, pois capazes de conduzir a vida social com acentuado sucesso. Encarregando-se de aIguma tarefa, procuram desempenhá-la com independência e objetividade. Como patrões são organizados; como empregados, leais, fidedignos, hábeis, discretos e participativos.

Numa ou noutra posição são capazes de sugar toda a energia de subordinados e colegas, em benefício da equipe e dos resultados. Muito exigentes. Tem afinidade natural para assuntos financeiros e são mas capazes de executar qualquer trabalho. Acordam e dormem desconfiados, sabendo sempre de que lado do pão está a manteiga. Não os lisonjeie muito, principalmente se quiser alguma coisa deles.

A mulher de Escorpião tem uma beleza profunda, misteriosa, atraente, orgulhosa e totalmente confiante, sedutora e cheia de fascinação. Julga-se ultrafeminina e é altamente seletiva. Nunca perdoa a fraqueza num homem. Adora limpeza e brilho e é apaixonada pela vida. Vive como se estivesse tirando férias, com imenso prazer. Para ela toda as questões são vitais, dramáticas. Tem enorme paixão pelas amizades e mania de psicanalisá-las para conhecer - Ihes os segredos.

Homem ou mulher de Escorpião são intensos e profundos no amor. Vivem cada momento como se fosse a última vez, buscando qualidade e quantidade, tudo que tem direito. Muitas vezes sem gentileza ou romantismo, mas buscando emoções fortes. Nada de papos intelectuais, porque a ação é melhor. O ritmo é de tango argentino ou de lambada, oito ou oitenta. Melhor perder a cabeça do que perder o tempo !