Câncer

Período: 21/6 a 21/7
Virtudes: tenacidade, intuição, boa memória
Defeitos: sensibilidade exagerada,  melindre, excesso de cautela
Pedras Preciosas: Principal, ágata; complementares, água-marinha e ametista.
Flores: Rosa, miosótis e heliotrópio.
Perfumes: Rosa, verbena, íris, acácia e jasmim.
Cores: Todos os matizes do vermelho, do azul, do branco e da cor de prata.
Elemento: água
Regente: Lua
Signo oposto:  Capricórnio
Palavra-chave:  devoção
Frase-chave: EU SINTO

Depois que publiquei uma crônica com estudos sobre os nascidos de Libra, recebi vários pedidos para falar também de outros signos, ampliar um pouco os horizontes para um atendimento geral de todo o colorido de curiosidades. Mesmo não acreditando, as pessoas lêem horóscopos e adoram saber das coisas que falam de sorte ou destino.
Justo Interesse, desde que seja numa escala positiva, sem ferir ou contra-indicar caminhos. O que acha prezado(a) internauta ? Se eu tratar do assunto semanas seguidas, acabo deixando de ser cronista no melhor sentido da palavra, isto é, no de contador de estórias amenas, simples, libertadoras da alma, com um conteúdo humano e descontraído. Não posso me transformar de uma hora para outra em adivinhador de sortes, em leitor da buena-dicha.

Mas, um pouquinho aqui, um pouquinho ali em atender interesse de amigos, tudo bem, lá vai horóscopo. Hoje dirijo-me a uma amiga e colega do coração, Felicidade Tupinambá, doutora advogada, mestra em cerimoniais de pompa e circunstâncias e colunista social, de primeira qualidade, exatamente a ela que está completando bom tempo de jornalismo. Felicidade é canceriana como os notáveis Luiz de Paula Ferreira, Waldyr Senna Batista, Hely Penido, Francelino Pereira, como Olímpia e Denilson, estes que conheço muito, pois habitantes nas quatro paredes em que também vivo. De outras terras, posso citar
a pesquisadora da reencarnação Elisabeth Kluber Ross, os escritores  Pearl Buck,  Hermann Hess e a excepcional Hellen Keller. Tarefa fácil, que eu tiro de letra!

Em Portugal, Felicidade, Câncer é Caranguejo, aquele companheirinho do reino animal que, quando quer andar para frente, se vê obrigado a movimentar de lado ou para trás, chegando ao objetivo com garra e destemor. Símbolo da tenacidade, da força de vontade, do saber querer, nunca tem pressa pelo muito confiar no destino. Câncer é o próprio equilíbrio das forças espirituais e materiais, apesar
de todas as indecisões, da timidez visível e da aparente passividade. Câncer é enigma, daqueles de quem vê cara e não vê coração. De multo orgulho pessoal, o canceriano nunca é egoísta. Ao contrario, a pessoa é generosa, sóbria, íntegra, leal para com os amigos, capaz até de guardar segredos. Extremamente sensível, sente-se facilmente ferido com criticas e observações que julga injusta. Gosta de meditar e possui incomum poder de concentração, pouco Ihe escapando à vista. Inteligente, capaz de meditar logicamente, aprende tudo com facilidade, desde que resolva estudar. Mas como é reservado ! Raras vezes deixa que alguém saiba o que realmente pensa.

Os de Câncer são uns românticos, Felicidade.
É como se vivessem eternamente sob o impacto de uma lua prateada, de um jardim de cores róseas, de um amarelo ouro que embeleza o mundo. São gozadíssimos, de incrível humor, sempre os mais engraçados em qualquer lugar. Riem e fazem rir a cada minuto, esculpindo palavras, criando peças, misturando as coisas como verdadeiros palhaços ou fazedores de palhaçadas. Têm notável senso de publicidade e, por Isso, nunca ficam ocultos em lugar nenhum. Os cancerlanos são quase como o leões; há sempre um holofote sobre eles, não adianta a timidez.

Dedicados aos seus afetos, são multo ciumentos, até por questão excesso de sensibilidade. Gostam exageradamente de crianças e fazem todo o sacrifico por elas. Uma qualidade notável: o saber perdoar. Magoam-se, mas esquecem as mágoas. São rabugentos, queixosos, chorões, mas que grande capacidade de reconstrução! Para que sofrer se a vida é tão boa !

Homem ou mulher, o cancerlano ama o seu lar com um respeito que toca as raias da reverência. Seu lar é onde ele brinca, vive, ama, sonha e se sente seguro. Nenhuma pessoa de Câncer é feliz sem a sua casa, um lugar que possa chamar de seu. e, mesmo não ambicioso, nunca se sentirá seguro se não tiver um dinheirinho guardado. Está sempre escondendo alguma coisa para o futuro.

Briga com fúria para não perder nada, mesmo que seja pouco ou muito de velharias: sapatos, roupas, pedaços de pano, papéis velhos, velhas cartas, parafusos, latas, receitas, vidros de remédio. Tudo representa lembranças pessoais, tesouros, inesquecíveis, não Importa o tempo. O cancerlano é econômico de tal forma que gastar é tortura,
desperdiçar um crime, jogar fora um horror. Uma ultima observação: cancerlanos são doidos pelas artes: pinturas, esculturas, desenhos, decoração, museologia, literatura, teatro, cinema, jardinagem, tudo que faz de conta, que signifique um estímulo à fantasia.